Google Classroom
GeoGebraTarefa

Relações métricas na circunferência

Ponto interior à circunferência

PA.PB=PC.PD

Ponto exterior à circunferência

PA.PB = PC.PD = (PT)²
d = distância do ponto ao centro da circunferência r = raio d² - r² > 0 (ponto exterior) d² - r² = 0 (ponto sobre a circunferência) d² - r² < 0 (ponto interior) Observação: Potência: chama-se potência de um ponto 'P' em relação ao círculo de centro 'O', o número real 'd² - r²' onde 'd' é a distância entre 'P' e 'O' e 'r' é o raio do círculo.

Ângulos na circunferência

É o lugar geométrico formado pela união dos pontos equidistantes a um ponto fixo (centro).

Posições relativas entre reta e circunferência

Reta secante: contém dois ponto da circunferência. d > r. Reta tangente: contém um ponto da circunferência. d = r. Reta exterior: não possui ponto comum com a circunferência. d > r.
Observação: 1) A reta tangente e o raio são perpendiculares no ponto de tangência. 2) Os arcos e as cordas determinadas entre cordas paralelas são congruentes. 3) Retas tangentes a uma mesma circunferência traçadas, a partir de um mesmo ponto são congruentes. 4) Quando o raio é perpendicular a uma corda qualquer, ele é a mediatriz do segmento.

Posições relativas entre duas circunferências

A distância entre os centros das circunferências será chamada de d. Exteriores: não existe nenhum ponto comum. Tangentes exteriores: existe apenas um ponto de interseção. Secantes: existem apenas 2 pontos de interseção, determinando a corda AB. Tangente interior: existe apenas um ponto de interseção Interior: não existe nenhum ponto de interseção